Dom Casmurro na sala de aula: uma sequência didática para o ensino médio


 

Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1899. A história é narrada pelo protagonista Bento Santiago, mais conhecido como Dom Casmurro, que conta a história de seu relacionamento com Capitu, desde a infância até a fase adulta.

O livro é dividido em 148 capítulos curtos e possui uma estrutura não linear, com o narrador pulando no tempo e no espaço constantemente. O romance é considerado uma das principais obras da literatura brasileira e é objeto de diversas interpretações críticas.

A narrativa é cheia de sutilezas e ambiguidades, especialmente em relação ao caráter de Capitu e à paternidade do filho de Bentinho. O ciúme do protagonista e sua tentativa de encontrar sinais de traição por parte de Capitu são o tema central da obra, mas também há críticas sociais e políticas subjetivas, inseridas por Machado de Assis, principalmente sobre a elite da época.

Sequência Didática para Dom Casmurro:

A seguir, sugiro uma sequência didática de seis etapas para trabalhar o livro Dom Casmurro com alunos do Ensino Médio:

1.Contextualização: Apresentar informações sobre Machado de Assis e o contexto histórico e literário em que a obra foi escrita. Explique sobre o Realismo e Naturalismo, bem como a importância do autor na história da literatura brasileira.

2.Leitura Orientada: Realizar a leitura do livro com acompanhamento do professor, que irá orientar a interpretação dos alunos sobre o conteúdo. É importante salientar os aspectos da narrativa, o tempo, o espaço, o enredo, os personagens e suas características.

3.Análise Literária: Realizar uma análise crítica e aprofundada da obra, abordando os aspectos estilísticos, temáticos e simbólicos. Essa análise pode ser feita em grupo ou individualmente, dependendo da turma e do nível de conhecimento dos alunos.

4.Debate: Promover debates em sala de aula sobre os temas centrais do livro, como o ciúme, o adultério, a sociedade e a política brasileira do final do século XIX. Esses debates podem ser conduzidos em grupo ou individualmente, e servirão para estimular o pensamento crítico e o debate de ideias entre os alunos.

5.Interpretação: Solicitar aos alunos que escrevam uma interpretação pessoal sobre a obra, discutindo as suas impressões e ideias sobre o livro. É importante que o aluno defenda sua interpretação com argumentos sólidos e coerentes, demonstrando capacidade crítica e analítica.

6.Adaptação: Solicitar aos alunos que produzam uma adaptação do livro para outro meio, como uma peça teatral, um filme ou um jogo. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de recriação da obra, além de propiciar uma reflexão sobre a sua atualidade.

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