Explorando as facetas de 'O Cortiço': sequências didáticas para uma leitura completa no Ensino Médio


 

"O Cortiço" é um romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890. A obra retrata a vida dos moradores de um cortiço no Rio de Janeiro durante o século XIX, enfatizando a luta pela sobrevivência, as tensões raciais e sociais, além dos vícios e paixões humanas que ocorrem naquele ambiente.

A narrativa é estruturada em torno de João Romão, um imigrante português que começa sua carreira como um humilde trabalhador e, através de sua astúcia, se torna proprietário do cortiço, transformando-se em um homem ambicioso e poderoso. Ele mantém um relacionamento com Bertoleza, uma escrava que libertou e passou a ser sua companheira, mas que sofre com a opressão racial da sociedade.

O romance também apresenta outros personagens marcantes, como Miranda, uma viúva rica que se envolve com Jerônimo, um pedreiro que mora no cortiço, e Rita Baiana, uma mulata que trabalha como cozinheira e é cobiçada pelos homens do local.

A obra é um exemplo clássico do naturalismo literário, pois apresenta uma visão determinista do ser humano e da sociedade, onde o ambiente e as condições sociais e econômicas moldam o comportamento dos personagens. Além disso, o autor utiliza a descrição minuciosa dos aspectos fisiológicos e psicológicos dos personagens para retratar a realidade da época.

As sequências didáticas para ensinar "O Cortiço" no Ensino Médio podem ser elaboradas a partir de diferentes objetivos e metodologias, dependendo da abordagem escolhida pelo professor. Algumas sugestões são:

1.Análise dos personagens: os alunos podem ser divididos em grupos e realizar uma pesquisa sobre os personagens da obra, enfatizando suas características físicas, psicológicas e sociais. Cada grupo pode apresentar suas descobertas em uma aula expositiva, ou em um debate em sala de aula.

2.Análise do contexto histórico: a obra de Aluísio Azevedo é um retrato da sociedade brasileira do final do século XIX, marcada pela escravidão, a urbanização e a industrialização. Os alunos podem pesquisar sobre esse contexto histórico e fazer uma apresentação sobre como esses fatores influenciaram a vida dos personagens do livro.

3.Análise literária: "O Cortiço" é uma obra rica em elementos literários, como a descrição dos personagens, a ambientação da história e a construção da narrativa. Os alunos podem analisar esses elementos em profundidade, identificando as figuras de linguagem, a estruturação da narrativa e o uso de recursos estilísticos.

4.Discussão de temas contemporâneos: o livro retrata questões que ainda são relevantes nos dias atuais, como a luta contra a opressão racial, a busca pela igualdade social e a importância do trabalho e da educação. Os alunos podem discutir esses temas em sala de aula e relacioná-los com a realidade atual do Brasil e do mundo.

5.Análise comparativa com outras obras literárias: "O Cortiço" pode ser comparado com outras obras literárias que abordam temas semelhantes, como "Vidas Secas" de Graciliano Ramos ou "Quarto de Despejo" de Carolina Maria de Jesus. Os alunos podem realizar uma análise comparativa entre essas obras, identificando semelhanças e diferenças em termos de estilo, narrativa e temática.

6.Produção de textos: os alunos podem ser incentivados a produzir textos inspirados em "O Cortiço", como crônicas, contos ou até mesmo um roteiro de cinema. A partir da leitura da obra, os estudantes podem desenvolver sua criatividade e sua habilidade de escrita, explorando diferentes gêneros literários.

   7. Atividades interdisciplinares: "O Cortiço" pode ser explorado em conjunto com outras disciplinas, como história, geografia, sociologia e até mesmo artes. Os alunos podem realizar pesquisas sobre a história da urbanização no Brasil, a evolução das cidades, as diferentes camadas sociais e culturais presentes na sociedade brasileira, entre outros temas.


Comentários