O ensino da língua portuguesa é um processo complexo que envolve a compreensão e produção de diferentes tipos de textos, gramática, ortografia, vocabulário, entre outras habilidades. No entanto, existem diversas formas de tornar esse processo mais atrativo e dinâmico, como o uso da música.
Nesse
sentido, a música "Pra Sempre", do cantor Fernandinho, é uma
excelente escolha para trabalhar a língua portuguesa em sala de aula, pois
apresenta uma letra bem elaborada, rica em vocabulário e conteúdo, além de possuir
uma melodia envolvente e marcante.
A
seguir, apresentaremos uma sequência didática para trabalhar a música
"Pra Sempre" em sala de aula:
1.Apresentação
da música: Inicie a aula apresentando a música "Pra Sempre" aos
alunos. Peça que eles ouçam com atenção e prestem atenção à letra.
2.Discussão sobre a letra: Após a primeira audição, promova uma discussão em grupo sobre a letra da música. Pergunte aos alunos sobre o que eles acharam da letra, se entenderam o que ela dizia, quais palavras e expressões chamaram a atenção deles, entre outros questionamentos.
3.Leitura
e interpretação da letra: Distribua cópias da letra da música para os alunos e
peça que leiam individualmente. Em seguida, promova uma atividade de
interpretação de texto, propondo questões como: qual é o tema principal da
música? Qual é a mensagem que o cantor quer passar? Quais são as palavras e
expressões que não compreenderam?
4.Análise gramatical: Aproveite a letra da música para trabalhar questões gramaticais, como os tempos verbais, a concordância, a regência, entre outros aspectos. Para isso, selecione alguns trechos da letra e proponha atividades específicas para cada um deles.
5.Produção de texto: A partir da análise da letra da música, proponha que os alunos produzam um texto sobre o tema abordado na música, seja uma redação, um poema, uma carta, entre outros gêneros textuais. Incentive-os a utilizar as palavras e expressões presentes na letra da música em seus textos.
O uso da música "Para Sempre" do cantor Fernandinho é uma excelente estratégia para trabalhar a língua portuguesa de forma lúdica e envolvente em sala de aula. A partir da sequência didática proposta, os alunos podem desenvolver habilidades de leitura, interpretação, produção textual e musical, além de aprimorar sua compreensão gramatical.
Comentários
Enviar um comentário